
Algas Reinos: Plantas e Protista

Reino: Plantae Filo: Rhodophyta Classe: Florideophyceae Ordem: Corallinales Família: Corallinaceae

Reino: Plantae Filo: Rhodophyta Classe: Florideophyceae Ordem: Corallinales Família: Corallinaceae

Reino: Chromalveolata (Protista) Filo: Heterokontophyta Classe: Phaeophyceae Ordem: Fucales Família: Fucaceae

Reino: Chromalveolata (Protista) Filo: Heterokontophyta Classe: Phaeophyceae Ordem: Sphacelariales Família: Scytosiphonaceae

Reino: Plantae Filo: Rhodophyta Classe: Bryopsidophyceae Ordem: Bryopsidales Família: Codiaceae

Reino: Chromalveolata (Protista) Filo: Heterokontophyta Classe: Phaeophyceae Ordem: Fucales Família: Fucaceae

Reino: Archaeplastida (Plantae) Filo: Rhodophyta Classe: Rhodophyceae Ordem: Gelidiales Família: Gelidiaceae
Algas e cianobactérias - Pertencem ao Reino Protista e descendem dos primeiros organismos eucariotas (providos de células nucleadas). As cianobactérias, do reino das Moneras, foram os primeiros seres vivos fotossintéticos a colonizar os meios aquáticos no Pré-Câmbrico, mais concretamente do Mesoarqueano (c. 3.2 mil milhões de anos). Tudo indica que as algas verdes, azuis e vermelhas derivem das cianobactérias e tenham ocorrido ainda durante o Pré-Câmbrico, enquanto as Euglenófitas, as Feófitas e as Pirrófitas surgem já na era Paleozóica (c. 400 milhões de anos). Desde uni a pluricelulares, as algas habitam essencialmente os mares, os oceanos, os lagos e os rios, mas também as neves eternas, como as unicelulares Chlamydomomas e Chloromomas, e até mesmo meios florestais ou rochas costeiras, como no caso das Trentepohliaceae.
As algas possuem clorofila - o que faz delas organismos autotróficos -, beta-caroteno e pirenóides enzimáticos para fixação do CO2. A sua reprodução é geralmente sexuada e muitas apresentam flagelos para natação, à semelhança das células reprodutoras masculinas, os anterídios. A latitude das nossas praias permite a existência das três principais divisões de algas: Clorófitas (verdes), Rodófitas (vermelhas) e Feófitas (castanhas). O primeiro grupo deu directamente origem às plantas terrestres (Embriófitas), enquanto os restantes tiveram uma evolução independente.